domingo, 8 de março de 2015

Ser professora: avaliar e ser avaliada


É um texto de Maria Teresa Esteban, apresentado pelo professor, em que ele nos propôs que fizéssemos uma síntese comentada, a minha síntese segue abaixo:



Referência
ESTEBAN, Maria Teresa. Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Escola, currículo e avaliação. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2005, p.13-37.


  1. Ser professora: avaliar e ser avaliada

“[...]    Avaliar, como tarefa docente, mobiliza coração e mente, afeto e razão, desejos e possibilidades. É uma tarefa que da identidade à professora, normatiza sua ação, define etapas e procedimentos escolares, media relações, determina continuidades e rupturas, orienta a pratica pedagógica. [...]” (p.14)

Comentário:
Ao avaliar a professora tem uma tarefa árdua, pois está convivendo diariamente com o aluno e sabe as suas dificuldades com relação ao conteúdo, porém a avaliação se faz necessária para iniciar uma nova etapa no processo ensino aprendizado, ou seja, o professor vai ensina um novo conteúdo e assim determina uma nova etapa na aprendizagem do aluno sem a concepção do que ele aprendeu e compreendeu anteriormente.

 “[...] a avaliação classificatória não proporciona espaços significativos para um diálogo profundo, em que o processo e seus resultados possam ser compartilhados pelos sujeitos nele envolvidos. [...]” (p.14)

Comentário:
A avaliação vai servir de classificação para o aluno, sem importar-se ele compreendeu o conteúdo ensinado pelo professor e não havendo um debate sobre o que foi visto anteriormente.

“[...] a avaliação quantitativa expressa, no âmbito escolar, a epistemologia positivista que conduz uma metodologia em que a manipulação dos dados tem prioridade sobre a compreensão do processo. [...]” (p.16)

Comentário:
A avaliação quantitativa é usada no ambiente escolar com um medidor de aprendizagem em que o aluno é avaliado somente para obtenção de notas e classificação sobre o conhecimento obtido na metodologia aplicada pelo professor, ou seja, ao final do conteúdo o professor não terá uma real compreensão se o aluno aprendeu todo o conteúdo processo de ensino.

  1. 1  A professora no espelho

“[..] A professora é apresentada como o sujeito que atua sobre os alunos e alunas transformados em objetos de conhecimento no processo avaliativo. [...]” (p.19)

Comentário:
A professora será a mediadora do conhecimento do aluno ou aluna e dela mesma, pois ele terá que avaliar os conhecimentos que expões os seus alunos e verificar se esses conhecimentos foram compreendidos e passados de forma adequada.

“[..] No cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliado e sendo avaliada, a professora vai aprendendo duas lições contraditórias: é preciso classificar para ensinar; e classificar não ajuda a ensinar melhor, tampouco a aprender mais – classificar produz exclusão e para ensinar é indispensável incluir. [...]” (p. 23)

Comentário:
No processo de avaliar e ser avaliada a professora vai aprendendo que a avaliação é necessária e classificatória, pois é preciso passar outros conteúdos e é útil verificar se o conteúdo anterior foi aprendido, mesmo que haja uma classificação.

  1. 2  Que respostas existem nas perguntas que faço?

“[...] O processo avaliativo acompanha o movimento de constituição das ciências sociais caracterizada por duas vertentes. A primeira apresenta epistemologia e metodologia positivistas, [...].
            A outra vertente produz-se pela constituição de estudos da sociedade em que se ressalta a especificidade do humano. [...]” (p. 25)

Comentário:
Essas duas vertentes estão dividias, a primeira é a avaliação quantitativa que é a mais usada para avaliar a se o aluno está dominando as informações passa pelo professor e a segunda é a avaliação qualitativa no qual será avaliado a compreensão dos processos, do professor e da aprendizagem do aluno.

“[...] A avaliação qualitativa, apresentando novos horizontes, traz desafios que podemos enfrentar vinculando nossa discussão ao movimento em que se tece o conhecimento-emancipação.” (p. 29)

Comentário:
A avaliação qualitativa traz uma nova ideia de avaliação conjunta entre os professores, alunos e comunidade, ou seja, uma avaliação que abrange a escola e sociedade em que ela está inserida.

  1. 3  Desafios para uma prática tecida no cotidiano

“[...] Para avaliar, é preciso produzir instrumentos e procedimentos que nos ajudem a dar voz e visibilidade ao que é silenciado e apagado. [...]” (p. 32)

Comentário:
Ao avaliar os alunos, os professores necessitam verificar qual será a melhor maneira faze-a, pois dependendo da maneira não terá como identificar se os alunos realmente aprenderam o conteúdo e assim constatar a aprendizagem.

“A avaliação não pretende controlar e classificar o rendimento do aluno ou aluna, tampouco pode ser, direta ou indiretamente, usada para controlar e classificar o rendimento da professora. [...]” (p.35)

Comentário:
A avaliação não era para ser algo controlado e classificatório para os alunos e professores, seria apenas para refletir sobre o que ensina e aprendido na escola ou fora dela havendo uma socialização de ideias e conhecimento, ou seja, uma troca e compartilhamento de experiência entre alunos, professores e comunidade.

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