É
um texto de Maria Teresa Esteban, apresentado pelo professor, em que ele nos
propôs que fizéssemos uma síntese comentada, a minha síntese segue abaixo:
Referência
ESTEBAN,
Maria Teresa. Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria Teresa
(org.). Escola, currículo e avaliação.
2.ed. São Paulo, Cortez, 2005, p.13-37.
- Ser professora: avaliar e ser avaliada
“[...] Avaliar, como tarefa docente, mobiliza
coração e mente, afeto e razão, desejos e possibilidades. É uma tarefa que da
identidade à professora, normatiza sua ação, define etapas e procedimentos
escolares, media relações, determina continuidades e rupturas, orienta a
pratica pedagógica. [...]” (p.14)
Comentário:
Ao avaliar a
professora tem uma tarefa árdua, pois está convivendo diariamente com o aluno e
sabe as suas dificuldades com relação ao conteúdo, porém a avaliação se faz
necessária para iniciar uma nova etapa no processo ensino aprendizado, ou seja,
o professor vai ensina um novo conteúdo e assim determina uma nova etapa na
aprendizagem do aluno sem a concepção do que ele aprendeu e compreendeu
anteriormente.
“[...] a avaliação classificatória não
proporciona espaços significativos para um diálogo profundo, em que o processo
e seus resultados possam ser compartilhados pelos sujeitos nele envolvidos.
[...]” (p.14)
Comentário:
A avaliação vai
servir de classificação para o aluno, sem importar-se ele compreendeu o conteúdo
ensinado pelo professor e não havendo um debate sobre o que foi visto
anteriormente.
“[...] a
avaliação quantitativa expressa, no âmbito escolar, a epistemologia positivista
que conduz uma metodologia em que a manipulação dos dados tem prioridade sobre
a compreensão do processo. [...]” (p.16)
Comentário:
A avaliação
quantitativa é usada no ambiente escolar com um medidor de aprendizagem em que
o aluno é avaliado somente para obtenção de notas e classificação sobre o
conhecimento obtido na metodologia aplicada pelo professor, ou seja, ao final
do conteúdo o professor não terá uma real compreensão se o aluno aprendeu todo
o conteúdo processo de ensino.
- 1 A professora no espelho
“[..] A
professora é apresentada como o sujeito que atua sobre os alunos e alunas
transformados em objetos de conhecimento no processo avaliativo. [...]” (p.19)
Comentário:
A professora
será a mediadora do conhecimento do aluno ou aluna e dela mesma, pois ele terá
que avaliar os conhecimentos que expões os seus alunos e verificar se esses
conhecimentos foram compreendidos e passados de forma adequada.
“[..] No
cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliado e sendo avaliada, a professora
vai aprendendo duas lições contraditórias: é preciso classificar para ensinar;
e classificar não ajuda a ensinar melhor, tampouco a aprender mais –
classificar produz exclusão e para ensinar é indispensável incluir. [...]” (p.
23)
Comentário:
No processo de
avaliar e ser avaliada a professora vai aprendendo que a avaliação é necessária
e classificatória, pois é preciso passar outros conteúdos e é útil verificar se
o conteúdo anterior foi aprendido, mesmo que haja uma classificação.
- 2 Que respostas existem nas perguntas que faço?
“[...] O
processo avaliativo acompanha o movimento de constituição das ciências sociais
caracterizada por duas vertentes. A primeira apresenta epistemologia e
metodologia positivistas, [...].
A outra vertente produz-se pela
constituição de estudos da sociedade em que se ressalta a especificidade do
humano. [...]” (p. 25)
Comentário:
Essas duas
vertentes estão dividias, a primeira é a avaliação quantitativa que é a mais
usada para avaliar a se o aluno está dominando as informações passa pelo
professor e a segunda é a avaliação qualitativa no qual será avaliado a
compreensão dos processos, do professor e da aprendizagem do aluno.
“[...] A
avaliação qualitativa, apresentando novos horizontes, traz desafios que podemos
enfrentar vinculando nossa discussão ao movimento em que se tece o
conhecimento-emancipação.” (p. 29)
Comentário:
A avaliação
qualitativa traz uma nova ideia de avaliação conjunta entre os professores,
alunos e comunidade, ou seja, uma avaliação que abrange a escola e sociedade em
que ela está inserida.
- 3 Desafios para uma prática tecida no cotidiano
“[...] Para
avaliar, é preciso produzir instrumentos e procedimentos que nos ajudem a dar
voz e visibilidade ao que é silenciado e apagado. [...]” (p. 32)
Comentário:
Ao avaliar os
alunos, os professores necessitam verificar qual será a melhor maneira faze-a,
pois dependendo da maneira não terá como identificar se os alunos realmente
aprenderam o conteúdo e assim constatar a aprendizagem.
“A avaliação não
pretende controlar e classificar o rendimento do aluno ou aluna, tampouco pode
ser, direta ou indiretamente, usada para controlar e classificar o rendimento
da professora. [...]” (p.35)
Comentário:
A avaliação não
era para ser algo controlado e classificatório para os alunos e professores,
seria apenas para refletir sobre o que ensina e aprendido na escola ou fora
dela havendo uma socialização de ideias e conhecimento, ou seja, uma troca e
compartilhamento de experiência entre alunos, professores e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário