terça-feira, 10 de março de 2015

Prova, provão, camisa de força da educação



O texto é de Hamilton Werneck, no qual ele fala sobre a maneira como os professore aplicam as avaliações, fazendo uma comparação entre os professores e algumas características de alguns animais, pensado nisso o professor propôs que fizéssemos uma história de algum professor e que comparasse com a característica de um animal. A minha história foi sobre o professor que só entende de livro, veja como ficou:

Professor traça

          Este professor entende de livros, sabe indica-los para qualquer assunto, possui conhecimento de sua matéria, mas não consegue relacioná-la com a vida, como o seu próprio dia-a-dia ou com a dos seus alunos.
         Ele não utiliza outro método pedagógico a não ser o livro. Não se interessa se os alunos conseguem ou não acompanhar o seu raciocínio, apenas passa tudo aquilo que preparou para ser falado e escrito durante a aula.
          Se algum aluno faz uma pergunta, consulta no livro para responder; enquanto prepara a sua aula, consulta livros e mais livros e considera como relevante à sua aula apenas o que vê escrito neles. o mediador entre ele e o aluno é o livro.
        A relação entre o docente e o discente é muito prejudicada, pois o professor traça ignora qualquer tentativa de associação do aluno entre o conteúdo e o seu dia-a-dia e também resolve qualquer questão levantada dos livros que devem ser lidos para sanar qualquer dúvida.
 Ele acredita que seu trabalho como orientador do conhecimento possa ser facilmente substituído pela leitura de alguns livros. Assim, ele anula a sua função de mediador do conhecimento e os seus alunos sofrem com a falta da figura desse mediador, que os ajude a aprender os conteúdos e, principalmente, que mostre a importância dos conteúdos aprendidos, indicando várias situações cotidianas onde estes conteúdos poderiam ser aplicados e mostre o quanto sua disciplina está presente no dia-a-dia dos discentes, e, portanto, quanto é importante que eles obtenham estes conhecimentos.

Referência:
Werneck, Hailton Prova, provão , camisa de força da educação : uma crítica mordaz aos sistemas crivada de humor e propostas/hailton Werneck. petrópolis, RJ: vozes, 1995. P.17-65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário