O mestre apresentou esse texto: Avaliação
da aprendizagem... mais uma vez, de Cipriano Carlos Luckesi e mandou
que fizéssemos um decálogo comentado, olhem como ficou o meu:
Decálogo do texto: Avaliação da aprendizagem...
mais uma vez
1) A inversão das experiências vivenciada pelas
crianças no ensino maternal em que estava investida no processo da aprendizagem
para uma experiência investida no processo do produto que seria vivenciada no
ensino fundamental, ou seja, ele passa de uma ensino focado na aprendizagem do
conhecimento para um ensino focado na replicação da aprendizagem.
2) O examinar é o ato de classificar o educando,
dando-lhe uma nota ou classificação sem si importar com a sua aprendizagem.
Portanto o examinar está focado na nota da prova do aluno e não verificar se
ele aprendeu realmente.
3) O avaliar tem a função de investigar a qualidade do
desempenho do educando, como uma investigação da aprendizagem do educando.
Assim sendo o avaliar está focado na aprendizagem do educando e verificando se sua
aprendizagem é satisfatória.
4) O processo compõe-se do conjunto de procedimento que
adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório, ou seja, procura-se
investigar o que o aluno aprendeu e o que ele deixou de aprender, Dessa forma o
processo é o passo a passo da aprendizagem do aluno.
5) O produto é o resultado final ao qual o educando
chega, ou seja, as notas que obteve durante a aprendizagem, consequentemente é
o resultado final obtido da aprendizagem do aluno.
6) Ao investir no produto dizemos que o estudante foi
responsável pelas notas que tirou e que além dessa nota ele não conseguiria chegar
mais longe e encerrava o processo, ou seja, o produto não é a melhor maneira se
medir a aprendizagem do aluno, pois ele não mede o processo e sim o parte final
da aprendizagem.
7) Ao investir no processo o resultado da aprendizagem
seria qualificada em satisfatória e insatisfatória. Se for satisfatória, está
bem, caso contrário haveria uma interversão para que a aprendizagem seja
satisfatória, dessa forma o processo vai qualificando a aprendizagem do aluno
na medida em que ele vai recebendo novos conhecimento.
8) Para o educador atuar centrado no exame é necessita
somente que o educando apresente o produto para atingir os parâmetros esperados
pela escola, por consequência o educador não saber se o educando está com a
aprendizagem satisfatória de acordo com o seu conhecimento apresentado.
9) Para o educador atuar centrado na avaliação é necessita
formar o educando como um ser em movimento em formação e agir coerentemente a
partir dessa concepção, sendo assim o educador vai seguindo toda a caminhada do
educando na aprendizagem do conhecimento e verifica o que foi satisfatório e
não satisfatório.
10) Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no
processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatório, ou seja,
ao investir no processo produzirá melhores produto, ou seja, ao investir no
processo o ensino vai sendo focado nas dificuldades do aluno e identificando-as
dessa maneira vai se trabalhado essas dificuldades sendo assim melhorando o
resultado final, nesse caso o produto.
Referência
LUCKESI,
Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.61-65.
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