segunda-feira, 9 de março de 2015

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez



O mestre apresentou esse texto: Avaliação da aprendizagem... mais uma vez, de Cipriano Carlos Luckesi e mandou que fizéssemos um decálogo comentado,  olhem como ficou o meu:



Decálogo do texto: Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

1)      A inversão das experiências vivenciada pelas crianças no ensino maternal em que estava investida no processo da aprendizagem para uma experiência investida no processo do produto que seria vivenciada no ensino fundamental, ou seja, ele passa de uma ensino focado na aprendizagem do conhecimento para um ensino focado na replicação da aprendizagem.

2)      O examinar é o ato de classificar o educando, dando-lhe uma nota ou classificação sem si importar com a sua aprendizagem. Portanto o examinar está focado na nota da prova do aluno e não verificar se ele aprendeu realmente.

3)      O avaliar tem a função de investigar a qualidade do desempenho do educando, como uma investigação da aprendizagem do educando. Assim sendo o avaliar está focado na aprendizagem do educando e verificando se sua aprendizagem é satisfatória.

4)      O processo compõe-se do conjunto de procedimento que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório, ou seja, procura-se investigar o que o aluno aprendeu e o que ele deixou de aprender, Dessa forma o processo é o passo a passo da aprendizagem do aluno.

5)      O produto é o resultado final ao qual o educando chega, ou seja, as notas que obteve durante a aprendizagem, consequentemente é o resultado final obtido da aprendizagem do aluno.

6)      Ao investir no produto dizemos que o estudante foi responsável pelas notas que tirou e que além dessa nota ele não conseguiria chegar mais longe e encerrava o processo, ou seja, o produto não é a melhor maneira se medir a aprendizagem do aluno, pois ele não mede o processo e sim o parte final da aprendizagem.

7)    Ao investir no processo o resultado da aprendizagem seria qualificada em satisfatória e insatisfatória. Se for satisfatória, está bem, caso contrário haveria uma interversão para que a aprendizagem seja satisfatória, dessa forma o processo vai qualificando a aprendizagem do aluno na medida em que ele vai recebendo novos conhecimento.

8)      Para o educador atuar centrado no exame é necessita somente que o educando apresente o produto para atingir os parâmetros esperados pela escola, por consequência o educador não saber se o educando está com a aprendizagem satisfatória de acordo com o seu conhecimento apresentado.

9)  Para o educador atuar centrado na avaliação é necessita formar o educando como um ser em movimento em formação e agir coerentemente a partir dessa concepção, sendo assim o educador vai seguindo toda a caminhada do educando na aprendizagem do conhecimento e verifica o que foi satisfatório e não satisfatório.

10)  Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatório, ou seja, ao investir no processo produzirá melhores produto, ou seja, ao investir no processo o ensino vai sendo focado nas dificuldades do aluno e identificando-as dessa maneira vai se trabalhado essas dificuldades sendo assim melhorando o resultado final, nesse caso o produto.

Referência
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.61-65.
 

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